Governo anuncia nova redução de impostos para videogames

Nas importações, a determinação passa a valer a partir de 1º de julho

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou na quinta-feira 16 uma nova redução de impostos de importação para videogames, consoles e seus acessórios. Nas redes sociais, o presidente informou que a determinação passa a valer a partir de 1º de julho.

“Nas importações de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame, ao invés dos atuais 16%, a alíquota reduzida será de 12%”, postou o presidente.

Já para videogames com telas incorporadas, portáteis ou não, o imposto foi zerado. Antes, a alíquota que incidia no preço final do produto era de 16%.

Em outubro de 2020, Bolsonaro havia anunciado redução de alíquotas de Imposto de Produtos Industrializados (IPI) em relação aos videogames e seus acessórios em três faixas diferentes. O imposto foi de 40% para 30% relativo a consoles e máquinas de jogos; de 32% para 22% para acessórios e de 16% para 6% nos equipamentos com telas incorporada.

O presidente ressaltou, em sua conta oficial do Twitter, que, desde 2019, o governo federal vem reduzindo ou zerando impostos de produtos. “Como os de combate à aids, câncer, de covid após seu surgimento, de alimentos que compõem a cesta básica, combustíveis, bens de consumo entre muitos outros”, afirmou.